calvinismo

14-08-2015 21:13

O calvinismo
O movimento luterano entrou na Franca conduzido por Joao Calvino (1509/64) docente das universidades de Orlaes, de Paris e de Bourges, onde efectou importantes estudos humanísticos.
Calvinismo, influenciado pela doutrina luterana, mostra-se intolerante para com a religião católica.
Defendendo o principio de salvação pela fe, a doutrina calvinista acreditra que o destino do Homem esta previamente determinbado por Deus. O homem é pecador e incapaz de se salvar por si próprio, os que são salvos, recebem a graça por intermédio de Jesus Cristo. Por isso, para Calvino a salvacao dos fies depende da graça divina e nada pode ser feito para alterar o destino do Homem.
O Anglicanismo
Na Inglaterra, durante o sec. XIV, o momento reformista foi fortemente reprimido, situacao que mais tarde se modificouy por influencia de Henrique VIII. Este monarca põe em causa a validade do seu casamento com Catarina de Aragao, pelo facto de não haver um herdeiro masculino. Pede por isso ao papa Clemente VIII a anulacao desse matrimónio, para que pudesse casar com Ana Bolena, o que veio ser recusado pelo papa.
Contudo, o rei consegue que o arcebispo de Centuaria o case em 1933. Com este procedimento, Henrique VIII foi escomungado. Em consequência disto, este rompe com a igreja católica e, em 1934, é declarado Chefe Supremo da igreja da Inglaterra pelo “Acto de Supremacia”aceite pelo parlamento.
Assim, se fundava o Anglicanismo , desligado da obidiencia ao papa, mas permanecendo fiel a hierarquia e dogmas católicos. A partir daqui, surgiram sérios conflitos religiosos na Inglaterra entre católicos e protestantes que, ora uns, ora outros, eram perseguidos. Maria Tudor (1553-1558), católica, esposa de Filipe II de Espanha, no seu reinado retomou os laços com a igreja católica e presseguiu cruelmente os protestantes.

Princípios da igreja da Inglaterra ou Anglicana
A defesa da autoridade de monarca à maneira luterana;
A permanência da hierarquia de acordo com o estilo católico;
Orientacao doutrinaria de rais calvinista;
A permanência de cerimonias de aparência católica;
Todos teem direito de se expressar.
O Anglicanismo teve grande adesão nacional no império colonial.

Sumario: A reforma e a resposta da Igreja Catolica
A reaccao da Igreja Catolica deu-se quando Paulo III era papa (1534-1549), altura em que triunfou no seio da Igreja a ideia de levar avante a reforma católica, que ficou conhecida como a contra reforma. Pretendia –se com revitalizar a igreja católica, em oposicao ao protestantismo, mediante a correccao dos maus costumes, o reforço da disciplina e a apologia de uma vida mais austera espiritual.
Instrumentos importantes de reforma católica
O concilio de Trento;
A Companhia de Jesus;
A inquisicao ( ou o tribunal de Santo Oficio);
O Index.

O Concilio de Trento
O concilio de Trento, iniciou os seus trabalhos em 1945, sob a orientacao do papa Paulo III, na cidade de Trento, no norte da Italia, deu-se a resposta da Igreja Catolica à reforma protestante. Este concilio, desde a sua abertura, foi caracterizado por conflitos devido à existência de dois grupos diferentes: Os partidários do imperador Carlos V, da Alemanha, interessado na reforma dos abusos da igreja e na tolerância para com os luteranos e, do outro , os seguidores do papa, que exigiam a condenacao das doutrinas protestantes e o reforço da doutrina católica.
O concilio de Trento foi interrompido varias vezes e prolongou-se até 1953.
Durante as suas sessões, a assembleia debateu-se com duas tarefas:
A definição dos dogmas da religião Católica e
A restauração da disciplina.
A definicao dogmática condenou a heresia protestante. Defendeu que a salvacao do homem depende da fe e das suas boas obras; confirmou-se a existência de sete sacramentos; manteve o culto dos santos; estabeleceu a doutrina sobre a autoridade papal; manteve as indulgencias; reafirmou a presença do corpo e do sangue do Cristo na eucaristia; aceitou o culto dos santos e da virgem; manteve o uso do Latin na liturgia.
Quanto a restauracao da disciplina:
Decretou a obrigacao de os bispos e todo o clero permanecerem nas suas dioceses, paroquias e conventos;
Impediu o Clero acumular Cargos;
Salientou a manutencao e a obrigatoriedade do Celibato do Clero;
Reafirmou a autoridade do papa como garantia da unidade da igreja.
Os decretos do Concilio de Trento criaram o verdadeiro renascimento cristão que procurou manter o equilíbrio entre o humanoe o divino.

O Absolutismo
Absolutismo é um sistema politico e administrativo de governo em que os dirigentes (reis) assumem poderes absolutos, sem limitacoes, passando a exercer, de facto e de direito, todos os atributos da soberania.

Teoricos do Absolutismo
Jacques Bossuet (sec.XVIII) – filosofo francês, para ele o rei era o representante de Deus na terra, por isso, todos deviam obedecer-lhe sem por causa a necessidade, razoes ou justiça de leis;
Nicolau Maquiavel (Sec. XVI) – é o autor de um dos livros mais famosos que existem, o príncipe.

Características do Absolutismo
O período em que o absolutismo vigorou na Europa foi caracterizado por: